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NORMAS PARA REDAÇÃO E REMESSA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS E CASOS CLÍNICOS

1 - NORMAS GERAIS

- Ao inscrever seu trabalho, o autor estará automaticamente autorizando a ABRAMEDE a publicar a obra de sua autoria (resumo), em publicação impressa, internet, CD-ROM ou em qualquer outra mídia.

- Todos os trabalhos científicos aceitos e apresentados serão publicados nos Anais do II Congresso Sul Brasileiro de Medicina Adulto e Pediátrico, Congresso Catarinense de Medicina de Emergência e Congresso Catarinense de Enfermagem de Emergência.

- Os trabalhos não deverão mencionar o nome comercial de produtos, apenas o princípio ativo e as dosagens utilizadas. Não serão aceitos trabalhos que se traduzam em promoção comercial de determinada marca, produto ou empresa.

- Os trabalhos deverão estar relacionados a Emergência em uma das áreas de:

Adulto;

Enfermagem;

Pré-Hospitalar;

Pediatria

 

O autor deve indicar qual a área em que o trabalho se enquadra.

- Serão aceitos resumos oriundos de pesquisas científicas, produção e inovação tecnológica, revisões sistemáticas, integrativas ou narrativas, relato de experiência e casos clínicos.

- Não serão aceitos trabalhos com colocações como: “os resultados serão apresentados” ou “os dados serão analisados”, etc.

- Os trabalhos deverão ser revisados antes do envio, pois não serão aceitas modificações após a submissão.

- Deverão ser encaminhados resumos para a seleção e os trabalhos científicos aceitos serão apresentados sob a forma de pôsteres impressos. Alguns destes, julgados por critérios de força científica, relevância clínica e inovação, serão selecionados para apresentação oral e concorrerão à premiação.

- A submissão dos resumos dos trabalhos será realizada apenas pelo site oficial do Congresso.

- É necessário preencher sua ficha de inscrição neste site, para poder submeter seu trabalho.

Os três melhores trabalhos de cada área receberão certificado especial. A submissão dos resumos dos trabalhos será realizada apenas pelo site oficial do congresso.

Importante: antes de enviar, revise o conteúdo, pois não serão aceitas modificações após a submissão.
 

Prazos

O sistema para envio de trabalhos está disponível desde o dia 18 de março de 2019.

O limite para submissão de trabalhos (já prorrogado) será até as 23 horas e 59 min (horário de Brasília) do dia 01 de agosto de 2019;

Resultados da avaliação, aceite e seleção para comissão julgadora: a partir de 20 de agosto de 2019.

Todos os trabalhos serão apresentados e avaliados na modalidade Pôster.

O primeiro autor dos trabalhos selecionados e o apresentador deverão estar com suas inscrições no congresso efetuadas e pagas até as 23 horas e 59 min do dia 26 de agosto de 2019;


Autores

Serão aceitos no máximo 3 trabalhos por pessoa como primeiro autor;

O número máximo de autores/coautores é de 5 por trabalho;

 

2 - FORMATAÇÃO DOS RESUMOS

- Os resumos deverão ser apresentados em até 2 páginas, em página de tamanho personalizado (17 cm x 24,5 cm), digitados no Word for Windows, padrão 6.0 ou superior e salvos na extensão .doc.

- O espaçamento entre as linhas deverá ser simples e o modo "justificado”, fonte de letra Times New Roman, corpo 10.

- Estrutura da página: Margem superior: 1,5 cm, Margem inferior: 1,5 cm, Margem direita: 1,5 cm, Margem esquerda: 1,5 cm

 

3 - ELEMENTOS DO RESUMO

- O corpo do trabalho deverá ser composto dos seguintes itens, obrigatoriamente: TÍTULO, AUTORES, AFILIAÇÕES, PALAVRAS-CHAVE, INTRODUÇÃO, MATERIAL E MÉTODOS, RESULTADOS E DISCUSSÃO, CONCLUSÕES, REFERÊNCIAS (BIBLIOGRÁFICAS). Não poderão ser incluídas TABELAS e FIGURAS.

TÍTULO

- Fonte Times New Roman, corpo 14, negrito, alinhamento central, ocupando no máximo 2 linhas.

AUTORES

- Fonte Times New Roman, corpo 12, inicial maiúsculo. Entrar pelo sobrenome, seguido das iniciais dos prenomes. Os autores deverão ser identificados com um número ou símbolo sobescrito. Assinalar com asterisco e sublinhado o autor responsável pela apresentação do trabalho, não sendo obrigatório que seja o primeiro autor.

- O número máximo de autores/coautores é de 5 por trabalho.

AFILIAÇÕES

- Na linha abaixo dos autores deverá vir a afiliação antecedida do número correspondente dos autores. Incluir o endereço eletrônico apenas do autor de contato.

- Fonte Times New Roman, corpo 9, itálico, alinhamento centralizado.

PALAVRAS-CHAVE

Fonte Times New Roman, corpo 8, alinhamento justificado, separadas por vírgula, inserir após as afiliações.

TEXTOS

Fonte Times New Roman, corpo 10. Use itálico somente em nomes científicos.

REFERÊNCIAS (BIBLIOGRÁFICAS)

Fonte Times New Roman, corpo 8. As citações bibliográficas no texto deverão ser identificadas por número e as referências deverão ser relacionadas segundo as normas de Vancouver. As citações deverão estar na ordem em que aparecem no resumo, de forma contínua, com o número da referência.

 

4 - AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

- Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do evento, que atenderá os seguintes critérios:

- Somente serão considerados para avaliação os trabalhos que cumprem a presente Norma para Redação e Remessa de Trabalhos Científicos.

- Os trabalhos serão avaliados de acordo com critérios de rigor científico, adequação metodológica e coerência entre objetivos e conclusões.

- Serão aceitos somente três trabalhos por autor (autor principal ou apresentador do trabalho).

- Trabalhos que caracterizem subdivisão, ou seja, trabalhos redigidos a partir de um conjunto de variáveis e dados oriundos de um mesmo delineamento experimental, poderão ser rejeitados a critério da Comissão Científica.

- Os trabalhos serão aceitos ou rejeitados, não havendo retorno ao autor para correções.

- A Comissão Científica é soberana nas suas decisões.

 

5 – SUBMISSÃO DE CASOS CLÍNICOS

- Serão aceitos casos clínicos de interesse prático nas áreas: Adulto, Enfermagem Pré-Hospitalar e Pediatria. O tema em questão deve ser atual e importante dentro do contexto profissional na área da saúde. Os casos clínicos serão aceitos ou rejeitados, não havendo retorno ao autor para correções. A Comissão Científica é soberana nas suas decisões.

- No momento da inscrição o autor deve indicar que se trata de um caso clínico.

- Formatação dos Casos Clínicos: Segue a mesma formatação descrita aos trabalhos científicos descritos nos itens 2 e 3.

- Elementos do Caso Clínico: O corpo do Caso Clínico deverá ser composto dos seguintes itens, obrigatoriamente: TÍTULO, AUTORES, AFILIAÇÕES, PALAVRAS-CHAVE, INTRODUÇÃO, DESCRIÇÃO (podendo envolver anamnese, sintomas, diagnósticos de enfermagem e/ou médico, diagnóstico diferencial, tratamento, medidas profiláticas, recomendações, resultados alcançados, repercussões, etc.), CONCLUSÕES, REFERÊNCIAS (BIBLIOGRÁFICAS). Não podem ser incluídas TABELAS e FIGURAS.

 

6 - REMESSA DOS TRABALHOS/CASOS CLÍNICOS

- A submissão deverá ser feita somente via site do evento até a data estipulada.

- Cada autor (autor principal ou apresentador do trabalho) poderá submeter até no máximo dois trabalhos científicos e um caso clínico.

- O Trabalho Científico e o Caso Clínico deverão ser enviados em word (material enviado em pdf não será aceito).

- Idioma: Português, Espanhol ou Inglês.

- Não será autorizada a substituição do trabalho a ser publicado após o recebimento pela Comissão Científica.

- Os trabalhos serão apresentados na forma de pôster impresso.

 

7- CONFECÇÃO DO PÔSTER

O pôster será em formato impresso no tamanho de 90 cm de largura por 120 cm de comprimento (retrato). É fundamental manter a largura em 90 cm para não comprometer o espaço dos colegas ao lado.

Formatação:

Sugestões :Utilizar fonte Arial nos tamanhos de: 48 pontos negrito para o título, 32 pontos negrito para os dados dos autores e 28 pontos normal para texto.

As margens superior, inferior, direita, esquerda devem ser de 1,5cm.

As figuras usadas devem estar em uma resolução boa, sendo que o arquivo não pode exceder o tamanho exposto acima.

Legibilidade e recursos:

a) Utilizar os recursos disponíveis para o pôster despertar o interesse do público;

b) Organizar as unidades do pôster de forma lógica, ordenada de alto a baixo ou da esquerda para a direita;

c) Numerar as unidades na ordem em que se desejar que sejam vistas, ou usar linhas de ligação para guiar o observador.

No pôster deverá constar:

a) O pôster deve ser identificado pelo número ID conforme o sistema de envio de trabalhos (#número) no canto esquerdo superior.

b) O título do pôster, que deve, obrigatoriamente, ser idêntico ao título do resumo submetido no site do evento;

c) Nomes dos Autores (conforme submetido no site) negrito, centralizado, com entidade de filiação; no rodapé da página;

d) Dados do Trabalho Técnico (Introdução, Metodologia, Resultados e Conclusões): Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas; utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e gráficos possíveis;

e) Deverá se utilizar o modelo para pôster disponível para download no item 11 – Modelos.

Recomendações:

a) Recomenda-se que as ilustrações (fotos, esquemas, tabelas equações) ocupem no máximo 40% da área total.

b) Prepare um pôster que mostre a ideia essencial de seu trabalho de forma didática visando a divulgação científica.

c) Todo material necessário para afixar o pôster no painel é de responsabilidade do autor.  O template de modelo é  obrigatório. Trabalhos fora deste padrao terão penalidade nas notas.

Recomendamos impressão em lona ou papel, com canaletas/bastão superior e inferior, para facilitar a fixação, pois os painéis são de fórmica (branca). Os pôsteres deverão ser fixados logo pela manhã do dia 06 de setembro, entre 8:00hs e 9:30hs e deverão ser retirados no dia 07 de setembro, a partir das 17hs. Os pôsteres não retirados serão descartados pela secretaria.

Quanto à apresentação:

a) Um autor deverá estar ao lado de seu pôster para apresentá-lo ao avaliador no dia e horário estabelecido.

b) Os resumos selecionados deverão ser apresentados sob a forma de pôsteres nos dias do Congresso, conforme calendário de dias e horários, a serem informados por e-mail ao primeiro autor, além de constará neste site.

O apresentador deverá estar presente junto ao pôster no período que for determinado para apreciação da comissão científica. Deverá ser apto a apresentar o trabalho em não mais do que 5 minutos, assim como esclarecer eventuais dúvidas. Também deverá assinar a planilha de apresentação que estará com a comissão científica;

O apresentador que tiver mais de um trabalho para apresentar, deverá comunicar à comissão científica.

Se o apresentador não estiver presente quando o avaliador passar para realizar a avaliação, será tido como trabalho não apresentado, logo não receberá certificado de apresentação do pôster e nem terá o resumo publicado nos Anais do Congresso;

O Pôster poderá ser confeccionado em português, espanhol ou Inglês, de acordo com a linguagem enviada no resumo selecionado.

Serão aceitos resumos em português, espanhol e Inglês, porém os trabalhos selecionados para apresentação não terão tradução simultânea.

 

9 - DATA LIMITE

A data limite para submissão à Comissão Científica do Congresso Sul Brasileiro de Medicina Adulto e Pediátrico, Congresso Catarinense de Medicina de Emergência e Congresso Catarinense de Enfermagem de Emergência é dia 01/08/2019.

O Aceite será divulgado no dia 20/08/2019.

A agenda das apresentações estará disponível no site no dia 26 de agosto de 2019.

 

Atenção

Não envie temas idênticos, duplicados ou incompletos, por desatenção ou uso indevido do sistema eletrônico, sob pena de desclassificação.

A comunicação da aprovação do resumo para apresentação, dia e horário da apresentação será feita por via eletrônica (e-mail) ao autor responsável pela submissão do resumo, sendo de extrema importância o preenchimento correto deste endereço no ato da inscrição e submissão.

Os trabalhos não selecionados também receberão comunicado eletrônico.

 

10 - INFORMAÇÕES

Informações sobre a tramitação dos trabalhos podem ser obtidas pelo e-mail sbmede@luizbasso.com.br.

 

11 – MODELOS:

Resumo para submissão: Clique aqui para download!

Pôster - modelo em ppt: Clique aqui para download!

Pôster para visualização do layout - pdf: Clique aqui para download!

Para enviar um trabalho, é necessário realizar sua inscrição.

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